Até 16 de Fevereiro de 2014, o MUDE - Museu do Design e da Moda, em Lisboa, dedica uma grandiosa exposição ao trabalho do designer de moda português
Felipe Oliveira Baptista.
Felipe Oliveira Baptista.
Este conquistou o Grand Prix do Festival de Hyères em 2002 e foi posteriormente agraciado com o prémio ANDAM (Association Nationale pour le Developpement des Arts de la Mode) e com uma bolsa do grupo LVMH (Louis Vuitton-Moet-Hennessy), que lhe possibilitaram lançar uma marca própria e apresentar a sua colecção durante a Semana de Moda de Paris. Actual director criativo da LACOSTE, cargo que concilia com o desenvolvimento da sua marca homónima, Felipe Oliveira Baptista é o designer de moda português mais querido da imprensa de moda internacional.
A exposição do MUDE, concebida como uma instalação que se afasta de um discurso cronológico propõe uma imersão no seu universo criativo. A cenografia com espelhos, que interseptam a galeria em diferentes ângulos e direcções, oferece uma leitura multifacetada sobre o seu trajecto e obra.
A peça central da exposição intitula-se “Espelho da Mente” (A Screen to the Brain) e é uma espécie de “cérebro tecnológico” que ao projectar imagens, desenhos, colagens, fotografias e notas, juntamente com fotos de desfiles e editoriais, permite viajar pelo imaginário do designer, ao mesmo tempo que dá pistas para a compreensão das peças expostas e do processo criativo de cada colecção.
Em torno deste “cérebro”, são apresentadas 12 instalações que evidenciam 5 temáticas persistentes no seu percurso: protecção; novos uniformes e roupa de trabalho, revisitando os clássicos; geometrias variáveis; tecnologia versus natureza.
Através destes núcleos, salienta-se a singularidade, autenticidade, coerência e qualidade do trabalho desenvolvido por Oliveira Baptista durante mais de 10 anos.
A exposição do MUDE, concebida como uma instalação que se afasta de um discurso cronológico propõe uma imersão no seu universo criativo. A cenografia com espelhos, que interseptam a galeria em diferentes ângulos e direcções, oferece uma leitura multifacetada sobre o seu trajecto e obra.
A peça central da exposição intitula-se “Espelho da Mente” (A Screen to the Brain) e é uma espécie de “cérebro tecnológico” que ao projectar imagens, desenhos, colagens, fotografias e notas, juntamente com fotos de desfiles e editoriais, permite viajar pelo imaginário do designer, ao mesmo tempo que dá pistas para a compreensão das peças expostas e do processo criativo de cada colecção.
Em torno deste “cérebro”, são apresentadas 12 instalações que evidenciam 5 temáticas persistentes no seu percurso: protecção; novos uniformes e roupa de trabalho, revisitando os clássicos; geometrias variáveis; tecnologia versus natureza.
Através destes núcleos, salienta-se a singularidade, autenticidade, coerência e qualidade do trabalho desenvolvido por Oliveira Baptista durante mais de 10 anos.
OLIVEIRA BAPTISTA NO MUDE
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