Infelizmente hoje há muitas cópias chinesas dos versos dos Lenços dos Namorados que tiveram a sua origem no Minho, nos salões do século XVII e XVIII e que vão dos lenços, a toalhas de mãos e de mesa, mas os genuínas têm um selo especial e um certificado que não deixa enganar os mais incautos.
As jovens prendadas de então bordavam estrofes que denunciavam os seus sentimentos pelo amado e que encantariam ou não os jovens visados.
Vila Verde, no Minho tem tido um papel preponderante na recuperação desta arte popular, entidade com a qual a "Arte da Terra" tem, desde 1999, realizado as maiores exposições ligadas ao tema. Desde 3 de Fevereiro que dezenas de Lenços, incluindo originais, integram esta mostra, para além de muita outras peças de artesanato genuíno de todo o Portugal.
ESTE LENÇO COM MAIS DE 5 m2 é apresentado pela primeira vez em Lisboa, na "Arte da Terra", Rua Augusto Rosa, nº 40, ao pé da Sé de Lisboa.
Quadros,sacos-envelope para guardar lingerie ou a camisa de noite também com estrofes e muitos corações bordados alusivos e muitos ao amor.
Sem comentários:
Enviar um comentário