terça-feira, 4 de junho de 2013

SANTO ANTÓNIO DE LISBOA

Entre 1 de Junho e 14 de Julho, a 12ª exposição sobre Santo António reunirá várias centenas de peças, da autoria de 100 autores portugueses, exposição que, pelo 6º ano consecutivo integra o Programa das Festas da Cidade de Lisboa e que terá lugar na
Loja Arte da Terra, ao lado da Sé de Lisboa.




Quase 800 anos após a sua morte, o culto de Santo António e a arte fundem-se de tal modo que, causa e consequência quase se tornam impercetivéis. Esta é apenas uma das análises que se podem fazer do culto antoniano e do impacto que o mesmo tem nas comunidades artísticas, um pouco por todo o mundo, com particular incidência no nosso país, a partir do seculo XV.




Santo António nasceu em 1195. Foi a 15 de Agosto, em Lisboa, cidade onde, com 15/16 anos, vestiria o hábito de Cónego Regrante de Santo Agostinho.

Cinco anos mais tarde envergaria o burel de frade Franciscano, recolhendo-se como eremita nos Olivais. Fernando, nome com que nasceu deu lugar a António e no regresso de Marrocos, uma tempestade “desvia-o” para as costas da Sicília, mantendo-se por terras de Itália, onde se revelaria um excelente teólogo e pregador.



Depois de uma passagem por França regressa a Itália, e é em Pádua que tem um papel relevante devido aos muitos sermões que aí pregou. Os habitantes de Pádua consideram-no o seu Santo porque em Pádua pregou, em Pádua viveu e em Pádua morreu. Mas em Lisboa naceu, numa casa bem perto da Sé Catedral.
Os portugueses e, principalmente, os lisboetas, gostam pouco desta apropriação, e disputam o Santo António como Santo Padroeiro de Lisboa - apesar de ser S. Vicente o padroeiro da diocese de Lisboa. Mãs não tirem ao povo de Lisboa a sua devoção por Sto António. Mesmo com as provas todas que é S. Vicente não os vão demover!...
Morreu  novo, em 1231,com apenas 36 anos - no oratório de Arcela -, sendo canonizado no ano seguinte pelo Papa Gregório IX tal foi a sua importância humana e humanística.
O culto antoniano continua a ter grande influência nos meios artisticos, alargando-se a diferentes correntes e gerações de escultores, artesãos, pintores, designers. E é essa importante influência nas artes e na cultura portuguesas, que a “A Arte da Terra” tem procurado mostrar, ao organizar - desde há mais de uma década - algumas das maiores exposições de Santo António realizadas em Portugal.

A não perder ,diariamente, das 11h às 20h 
"A Arte da Terra"
Rua de Augusto Rosa, nº 40
1100-059 Lisboa
Telef 212 745 975
mail:  arte@net.sapo.pt

PS.: Bem haja António Ramos por me ter cedido fotos e informação e por continuar este culto antoniano!

Sem comentários:

Enviar um comentário