quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

UMA BOA CAUSA E UMA BOA NOTÍCIA

Nos dias que correm parece que cada vez há menos boas notícias.
Sendo assim, e até para contrariar esta onda de negativismo colectivo, fiquei feliz com uma boa notícia extensível a toda comunidade
Clínica da Mama no IPO de Lisboa recebeu ontem o primeiro equipamento de mamografia com a avançada tecnologia Tomossintese




Quer isto dizer que esta máquina é o que temos, em Portugal, de mais avançado para a despistagem de tumores malignos na mama.

Quer isto dizer ainda que o Instituto Português de Oncologia de Lisboa com a colaboração da Associação Laço e na presença do Director-Geral de Saúde, Francisco George, inauguraram, ontem, dia 31 de Janeiro, a Clínica da Mama, uma área totalmente renovada de diagnóstico mamário. Se o IPO realiza anualmente cerca de 15.000 mamografias e 3000 biopsias junto das cerca de 4000 mulheres que anualmente passam por esta unidade, a necessidade da criação de um espaço com as características da Clínica da Mama urgia.


A Clínica da Mama foi, assim, actualizada com novos equipamentos de forma a permitir às mulheres antes e após o diagnóstico de cancro da mama um acompanhamento multidisciplinar que contribuirá para o sucesso do tratamento a que irão ser submetidas. Para além de equipamentos actualizados de mamografia digital, de ecografia e de modernos sistemas de biopsia percutânea, inclui a primeira máquina do Serviço Nacional de Saúde de mamografia com a avançada tecnologia Tomossintese que permite obter uma mamografia 3D. Dotada destes meios técnicos indispensáveis a uma detecção precoce, a Clínica da Mama é ainda constituída por 5 salas que permitem a realização de técnicas de intervenção mamária (biópsias), não só junto de doentes do IPO mas também junto de pacientes provenientes de outras instituições, tendo todo o espaço sido renovado e desenhado de forma a maximizar o conforto das mulheres.

Lynne Archibald, presidente da Associação Laço, sentiu-se feliz e orgulhosa por estar a apoiar o IPO de Lisboa e os profissionais do IPO de Lisboa agradeceram o apoio da Associação Laço que lhes vai permitir oferecer melhores condições no diagnóstico e tratamento da doença junto das mais de 4000 mulheres que, anualmente, passam por aquela unidade.

Parabéns ao IPO pela modernização da Clínica da Mama, tão necessária, e obrigada à Associação Laço por a ter dotado com esta máquina - um apoio precioso que esperemos possa ser extensível a mais unidades no País!

Sem comentários:

Enviar um comentário