segunda-feira, 20 de junho de 2011

UMA ACÇÃO INÉDITA EM PROL DO AMBIENTE

O QUE PODERÁ TER A LUSH
LOJA DE SABONETES FABRICADOS COM INGREDIENTES
NATURAIS A VER COM O PETRÓLEO?  MUITO!


A loja LUSH do Oeiras Parque e uma colaboradora ficaram “inundadas” com petróleo.
Esta campanha Lush vai estar, durante uma semana, em todas as lojas Lush, distribuídas por 21 países Europeus contra o petróleo das "Tar Sands" canadianas, que podem vir a inundar a Europa se esta não se opuser às pretensões  das companhias petrolíferas e do Governo Canadiano.
No âmbito da filosofia ambiental da Lush, a favor de energias limpas e renováveis, os responsáveis da marca decidiram avançar com uma campanha de informação sobre a situação existente no Canadá.
«A escassez de petróleo tem levado as empresas a voltar-se para as areias petrolíferas de Alberta, no Canadá, na tentativa de manter as reservas de petróleo disponíveis. Para extrair as "Tar Sands" (areias petrolíferas), as florestas do Canadá estão a ser dizimadas, faixas de solo poluídas e água a ser utilizada para separar o petróleo da areia». Resultado: as águas estão contaminadas com resíduos tóxicos, as terras devastadas, verificando-se já alterações climatéricas. 
«Apesar das areias petrolíferas canadianas serem a segunda maior fonte de petróleo do mundo, depois da Arábia Saudita, o confronto entre ambientalistas - que lutam por uma energia limpa e renovável para o futuro - e as empresas petrolíferas, vai aquecer tão rapidamente como o clima».
Para travar a entrada na Europa de petróleo proveniente das "Tar Sands" canadianas, a Lush está a mobilizar o público para motivar os políticos europeus a proibi-lo, tendo por base a Directiva da Qualidade dos Combustíveis.  Este combustível derivado das "Tar Sands", caso passe a ser utilizado,  resulta em emissões de carbono três a cinco vezes superiores durante a extracção, em relação ao petróleo convencional, ameaçando comprometer as metas de redução de carbono da União Europeia.
Para esta campanha, a Lush criou uma edição limitada de gel de banho chamado Sweet and Shower, repleto de melaço rico em minerais, cuja venda reverterá integralmente para a "Indigenous Environmental Network" (IEN)
 que conduz as campanhas e acções contra as "Tar Sands".
A IEN trabalha com as comunidades indígenas "First Nations" no Canadá, que têm sofrido um grande impacto negativo com a expansão dos projectos Tar Sands -  já que estes envenenam a água, afastam os animais selvagens e violam os direitos destas comunidades.
«A Europa lidera o mundo no que diz respeito à legislação ambiental. A Directiva da Qualidade dos Combustíveis, se aprovada na sua forma original, vai enviar uma mensagem para o Canadá – o combustível sujo das Tar Sands não pode ser branqueado. Enquanto as "First Nations" e as "American Indian Nations" resistem às "Tar Sands" na América do Norte, a Europa pode ajudar nesta luta ao tomar uma forte posição contra este combustível sujo» - afirma Clayton Thomas Mueller da IEN.
Dada a grande adesão do público nacional a esta marca e só haver uma loja em Lisboa, os "lushies",  espalhados pelo Continente e Ilhas já podem comprar a partir do 1º dia de Verão, 21 de Junho, os seus cosméticos Lush, produzidos de forma artesanal, a partir de frutas e vegetais frescos e orgânicos, na loja online: www.lush.pt. «... com esta plataforma consegimos chegar a todos os nossos clientese aumentar a grande comunidade de fãs» - comentam Nuno Ruiz e Margaria Galrão, reponsáveis pela Lush Portugal.

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