quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Felipe Oliveira Baptista no Mude



Até 16 de Fevereiro de 2014, o MUDE - Museu do Design e da Moda, em Lisboa, dedica uma grandiosa exposição ao trabalho do designer de moda português
Felipe Oliveira Baptista. 

Este conquistou o Grand Prix do Festival de Hyères em 2002 e foi posteriormente agraciado com o prémio ANDAM (Association Nationale pour le Developpement des Arts de la Mode) e com uma bolsa do grupo LVMH (Louis Vuitton-Moet-Hennessy), que lhe possibilitaram lançar uma marca própria e apresentar a sua colecção durante a Semana de Moda de Paris. Actual director criativo da LACOSTE, cargo que concilia com o desenvolvimento da sua marca homónima, Felipe Oliveira Baptista é o designer de moda português mais querido da imprensa de moda internacional. 

A exposição do MUDE, concebida como uma instalação que se afasta de um discurso cronológico propõe uma imersão no seu universo criativo. A cenografia com espelhos, que interseptam a galeria em diferentes ângulos e direcções, oferece uma leitura multifacetada sobre o seu trajecto e obra. 

A peça central da exposição intitula-se “Espelho da Mente” (A Screen to the Brain) e é uma espécie de “cérebro tecnológico” que ao projectar imagens, desenhos, colagens, fotografias e notas, juntamente com fotos de desfiles e editoriais, permite viajar pelo imaginário do designer, ao mesmo tempo que dá pistas para a compreensão das peças expostas e do processo criativo de cada colecção. 

Em torno deste “cérebro”, são apresentadas 12 instalações que evidenciam 5 temáticas persistentes no seu percurso: protecção; novos uniformes e roupa de trabalho,  revisitando os clássicos; geometrias variáveis; tecnologia versus natureza.

 Através destes núcleos, salienta-se a singularidade, autenticidade, coerência e qualidade do trabalho desenvolvido por Oliveira Baptista durante mais de 10 anos.


OLIVEIRA BAPTISTA NO MUDE






Fotos de Fernando Guerra
Informação da Associação da Moda Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário