terça-feira, 26 de julho de 2011

O SOL É VIDA!.....

SOL



Para os mais receosos dos perigos que o SOL possa eventualmente causar, digo-vos que os benefícios que ele consigo traz, ultrapassam os perigos. E isto não é uma afirmação inconsciente.
Se a sua pele por qualquer motivo é intolerante ao Sol, não se exponha, fique à sombra e resguarde-se. Não se exponha nas horas em que os raios UVA e UVB podem ser mais agressivos, isto é entre as 11h/12h e as 16h. Não exponha um bébé ou uma criança pequena ao raios solares. O bébé nem deve ir à praia. As crianças devem ir de manhã ou depois das 17h.
Se alguém está ou esteve muito recentemente sob um tratamento de quimio ou radioterapia, o médico vai proibí-la de apanhar sol e se estiver doente também é natural que este tenha que ser muito doseado.
As peles nórdicas, muito brancas, ruivas ou as peles muito sensíveis e reactivas devem começar por um protector alto como o 50 ou 50+ e ir baixando gradualmente, tal como devem ir apanhando sol gradualmente e nas horas benéficas e não todo de uma só vez. Por isso é que nos países do Norte da Europa o aparecimento de casos de cancro de pele triplica -o que não acontece nas Maurícias ou nas Seychelles.
Tanto a pele como o organismo precisam de se ir habituando ao Sol. Precisa de haver uma subida gradual da melanina à pele, a defesa natural desta que dá um tom bronzeado à sua pele.
Os raios UVA são os que penetram mais profundamente na pele, os maisores causadores de rugas, manchas e envelhecimento precoce, para além dos cancros de pele que falamos. Ambos podem provocar golpes de Sol e eritemas solares.
Mas não apanhar sol é mau porque as pessoas precisam de vitamina, D e sem Sol e os raios UVB o seu processamento torna-se diminuto.
Ficam com menor  imunidade, com maior risco de adoecer ou de aparecerem  com cancro da mama,  ovário, próstata e mais atreitas à esclerose em placas. Por outro lado ficam mais neuróticas e depressivas.

SOL NASCENTE
Por isso minhas Amigas e meus Amigos: Aproveitem o SOL, sabendo doseá-lo sabendo as horas em que devem evitar a exposição e, por favor, não se ponham a esturricar ao sol, quais lagartos.
Sem tirar nem pôr uma vírgula do que escrevi sobre os cuidados a ter com o SOL quando abordei esta temática em, Junho passado: «Solstício de Verão e os Solares» e outros textos, com este relacionados, hoje digo-vos: aproveitem bem o SOL, aproveitem as férias, na praia, no campo ou onde quer que estejam e façam o favor de ser felizes! BOAS FÉRIAS! 

TODA A BELEZA DE UM PÔR-DO-SOL

Agora, num regime de semi-férias, voltarei a ele com a frequência que me for possível. Quero deixar-vos mais umas dicas de cuidados a ter com os cabelos, para além de outros temas. Até sempre!

Estive fora e por isso fui obrigada a "abandonar" o blog durante uma semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário