sábado, 26 de março de 2011

A EXPERIÊNCIA TERMAL URIAGE

URIAGE: HOTEL TERMAS E PARQUE



Adoro o conceito de termalismo e vivemos num país onde há uma grande variedade de Termas, para diversas maleitas  com efeitos curativos excelentes e resultados mais do que comprovados.
Felizmente começou a pensar-se no Turismo Termal que para além da componente de saúde, com um capital precioso e natural (água termal) oferece outras valências, como local para relaxar e descansar onde se inserem, também várias actividades lúdicas que as regiões oferecem ou (quando isso não acontece) deverão ser criadas infraestruturas para os familiares mais novos e acompanhantes dos termalistas, terem prazer em ir até às Termas.
Mesmo que não se vá fazer um tratamento de termas, qual é o Hotel Termal que se preze, que não oferece um bom Spa, salas de fitness, para além de uma panóplia de actividades para os acompanhantes, filhos e, também, para os termalistas
Mas hoje não vou falar das Termas Nacionais, (conheço algumas, quero ir a outras e, brevemente, será um tema que abordarei já que trata de Saúde e Lazer), mas sim de umas termas, num local extraordinariamente aprazível e lindo: a famosa Estância Termal «URIAGE - les - Bains», com diversas estórias de personalidades famosas que por lá passaram - e com uma fonte termal riquíssima devido à sua água sobredotada de sais minerais - que fica a 15 km de Grenoble, uma cidade industrial, perto dos Alpes franceses.


                              PALAIS DE LA SOURCE 






ESTÂNCIA TERMAL DE URIAGE



A Água Termal é um capital natural altamente precioso  e há que distingui-la da Água Mineral: ambas provenientes de uma fonte subterrânea, a água mineral é naturalmente pura, contendo elementos minerais, sais e gás, benéficos para a saúde. Pode ser consumida numa estância termal para potenciar a cura (muito comum nas termas que tratam problemas renais e de pedras que se acumulam nos rins ou vesícula) e muitas delas podem, igualmente, ser engarrafadas e bebidas, em casa ou noutro local.  Na linguagem coloquial a "água termal" é uma água mineral, quente, dotada de propriedades terapêuticas, isto é: uma água que cura, utilizada apenas dentro da Estância Termal.
Sulfurosas, sulfatadas, bicarbonadas e mineralizadas, são classificadas tendo em conta o elemento mais importante e predominante na sua composição.
Contudo, apesar das águas termais, nos tratamentos, serem utilizadas geralmente aquecidas, não têm que emergir necessariamene quentes. Há águas termais frias (8º a 15ºC); mesotermais (25 a 34ºC);
termal (35º a 50ºC) e hipertermal (menos de 70ºC).


HALL DE ENTRADA DO EDIFÍCIO TERMAL



FONTE  NUM DOS HALLS DAS TERMAS




UMA DAS SALAS DE TRATAMENTOS DE OTORRINO




BANHEIRA PARA TRATAMENTO DE CORPO



Os primeiros testemunhos sobre homens que usaram a água quente para se tratarem datam de 3 mil anos antes de Cristo. Celtas Gauleses, Romanos experimentaram os poderes curativos destas águas e é com a ocupação Romana que as construções das Termas se multiplicam na antiga Gália, agora França, mas também na Hispânia que daria lugar a Portugal e Espanha, em Itália e por essa Europa fora. Águas sulfurosas, bicarbonatadas, silicatadas, sulfatadas ou cloruradas, etc, são nomeadas e classificadas, conforme as propriedades químicas que possuem e o elemento preponderante nelas é que lhes dará o nome.
A Estação Termal de Uriage divide-se em três áreas médicas: - dermatologia: dermite atópica, dermite seborreica, psoríase, rosácea e cicatrização; reumatologia: artrose, lombalgia e otorinolaringologia: sinusite, rinite, faringite e sinusite

CASTELO


Numa colina sobranceira à vila de Uriage, dominando a região, ergue-se um magnífico castelo, propriedade dos antigos donos dos terrenos onde se encontra a Fonte e Estância Termal para além do "Grand Hotel", que data de 1860, e que hoje, todos eles, são exploração de Monsieur Bouchara


Depois de colocarmos a bagagem nos quartos do bonito e acolhedor Grand Hotel (calhou-me o elegante quarto de Maurice Chevalier, com um belíssima vista para o Parque) e de visitarmos apenas uma parte da Estância Termal,  por estarem a mudar toda a canalização, processo que é feito, anualmente, devido à quantidade excessiva de sais nos canos - e que tem de ficar pronto antes do início da época termal que vai de Abril a Novembro, voltamos ao Hotel, ali ao lado, para a apresentação dos quatro Cuidados Hidratantes, adaptados a todos os tipos de pele e para todo o ano: Aqua PRÉCIS


Já sabemos que a Água Termal Uriage, naturalmente isotónica e hidratante  - (com uma concentração em sais minerais e oligoelementos que respeitam o equilíbrio fisiológico das células) - é o hidratante ideal das mesmas e do ambiente celular. Acrescente-se a isto a inovação Uriage: Hidratação por 2 Osmólitos Minerais e Orgânicos. A Tecnologia H2O  fornece às células a quantidade de água ideal para reestabelecer o seu equilíbrio hídrico. Isto acontece graça à escolha específica dos Osmólitos que são moléculas que captam a água, funcionando como "esponjas biológicas". Os Osmólitos Minerais encontram-se na composição da Água Termal Uriage e os Osmólitos Orgânicos foram seleccionados com base na investigação científica, devido à sua capacidade de interacção com a Água Termal Uriage.
Coma actua então a tecnologia H2O?
Fornece à pele, de forma duradoura e de acordo com as suas necessidades, a quantidade de água ideal. 
Na Fase 1: Os Osmólitos minerais penetram naturalmente nas células através de canais específicos: as Aquaporinas III. Na Fase 2:  Estes activam o mecanismo de hidratação, por aumento da actividade dos receptores que facilitam a penetração dos osmólitos orgânicos que possuem a capacidade de reter a quantidade de água necessária para as células, em determinado momento ou estado da pele. Fica assim restabelecido, por 24 horas, o equilíbrio hídrico de pele.
Para além disto os Laboratórios Uriage ainda incorporaram um bio filme, anti-poluição, composto por bio-sacarídeos  que funciona como uma barreira anti-agressões, sejam elas poluentes, moléculas oxidantes ou radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento cutâneo precoce.
Assim Aqua PRÉCIS é uma Hidratação dinâmica e galénica com texturas confortáveis  que responde "à medida", das necessidades de cada pele proporcionando-lhes frescura, saúde e luminosidade.
GEL CREME REFRESCANTE : hidratante diário, para uma pele normal a mista; o CREME CONFORTO : hidratante diário para a pele seca. Dá, de imediato, um enorme conforto e deixa a tez luminosa; o FLUIDO PROTECTOR SPF 20 : hidratante e protector dos UV, indispensável para a mulher citadina, activa e desportiva. A sua textura fluida torna este produto numa excelente base me maquilhagem. Todos eles em tubo de 40ml com o PVPR: €18,98. A MÁSCARA EXPRESSO é um hidratante intensivo, numa textura gel azul água, muito sensorial, para aplicar 1 a 2 vezes por semana , oferecendo, de imediato, uma estupenda sensação de frescura e devolvendo  luminosidade à pele desidratada. Aplica-se e deixa-se actuar de 5 a 10 minutos, retirando o excesso, se o houver,  com um lenço de papel. Tubo 40 ml. PVR: €14,66. À venda desde Fevereiro, na farmácia e parafarmácia.

     RAQUTES NA MONTANHA


No dia seguinte, um pequeno almoço bem cedo e partida para a montanha para experimentarmos um passeio de raquetes (menos puxado do que o de ski de "fond", mas decidamente prefiro o sky em que deslizo, do que andar em neve virgem com aquelas patorras nos pés. Foi uma experiência divertida numa manhã de sol onde vimos locais da montanha, com pouca neve e onde se avistou o Mosteiro de Chartreuse (onde os monges cartuxos, que vivem em retiro e profundo silêncio, fabricam um conhecidíssmo licor e umas ervas para um chá digestivo), que acabou num lauto almoço de raquelettes, num chalet típico de montanha. Todas as calorias perdidas na caminhada, duplicaram com tanta raquelette (queijo aquecido, em lenha e depois derretido nos nossos pratos sobre batatas assadas com casca e salada. Um vinho tinto para ajudar a escorregar e, assim, ficou completa  mais uma experiência de montanha!
À tarde quando chegamos ao Hotel esperava-nos uma sessão de hidroterapia: massagem, banho de lama e hidromassagem, obviamente, com as águas d' Uriage.

              JANTAR NO RESTAURANTE "LES TERRASSES"


Às 20 horas, um jantar no «Les Terasses», o restaurante mais chique do Hotel, de Uriage e, certamente, de toda a região,  mas "impróprio" para contar, em tempo de crise: confeccionado por um cozinheiro, 2 estrelas Michelin, Christophe Aribert, veio da "Tour d'Argent", em Paris, para Le Grand Hotel d'Uriage. Decidira voltar à terra natal, Grenoble, onde tem uma vida mais calma, perto da família e da montanha, (não dispensa umas horas de ski todas as semanas). Foi convidado pelo Grand Hotel, para cozinhar uns tantos jantares e dois almoços por semana preparando refeições que não são para mortais mais sim para os Deuses do Olimpo (que devem ter a sorte de não engordar!...).
Com 5 entradas, "amuse-bouche", pratos principais e sobremesas, aconteceu algo como 21 pratos (não sei qual deles o mais fantástico e mais bonito). O Chefe vinha anunciar, cada prato e, de quando em quando surgiam dúvidas mas com o francês, misturado com o inglês e ajudado pelas papilas gustativas chegámos lá. Tudo isto bem regado com uns fantásticos Chateau ... tinto. Houve brancos mas eu fiquei-me pelo tinto. No final, para ajudar a digestão quando esperavamos por um chá de camomila ou cidreira, veio o tal chá dos frades cartuchos, amargo mas, comprovadamente, altamente digestivo.

CHRISTOPHE ARIBERT


No fim da refeição tivemos a agradável surpresa de descer à cozinha (laboratório destes pitéus) e conhecer pessoalmente o dotado e simpático Christophe que tinha um livro, autografado, que ofereceu a cada um dos presentes. Foi uma troca de impressões divertida que ainda deu para umas gargalhadas.


  AS BONITAS ESCADAS EM CARACOL


Depois deste banquete, quem  poderia ir para a cama?
E no dia seguinte esperava-nos outra maratona, a começar bem cedo. Não dava para passear pelo parque já que era meia-noite e estavam 5ºC. Decidi subir e descer três vezes, as lindíssimas escadas de caracol do hotel, antes de recolher ao quarto. Na manhã seguinte houve uma visita ao centro de logística, e linhas de montagem da fábrica Uriage cujo pavilhão principal fica atrás do hotel mas devido ao contínuo crescimento da marca uma  nova fábrica teve que ser construída, em Echirolles onde se realiza parte do processo de fabricação e linhas de montagem.








É, contudo, na fábrica antiga que o controlo de qualidade é realizado e também foi lá que teve lugar a apresentação do Dr. Ionescu, dermatólogo no Hospital de Saint Louis, sobre a nova gama Solar UriageBARIÉSUN - uma foto protecção optimizada, com menos filtros, (apenas 3 e uma máxima eficácia) para crianças e adultos mas que abordarei, quando tratar de Solares.

Seguiu-se um almoço volante no Casino, regresso ao hotel para fechar as malas e eis-nos de partida para Lyon que a viagem ainda era longa.
Com Sol, apesar do frio seco - muito mais suportável que o húmido - (em Lisboa chovia e fazia um frio de rachar) não apetecia dizer adeus a Uriage. Apetecia ficar mais dois dias a descansar e a tratar do corpo e da alma!  Parabéns às dras. Teresa Figueiredo (farmacêutica e directora da Saninter) e Carla Ferraz (farmacêutica e formadora) por terem sido excelentes anfitriãs e nos terem fornecido toda a informação técnica e científica necessária bem como à Alix que foi, "in loco", uma organizadora incansável.
«Au revoir à Tous et à bientôt, URIAGE-les-Bains»!




































Sem comentários:

Enviar um comentário